Política
Lula decreta GLO em Belém durante a COP30 para reforçar segurança
Iniciativa atende ao governo do Pará e valerá até 21 de novembro
            O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atendeu ao pedido do governador do Pará, Helder Barbalho, e determinou, nesta segunda-feira (3), a execução da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém durante a COP30, principal evento global dedicado ao clima, que será sediado pelo Brasil entre os dias 10 e 21 de novembro.
Assim, as Forças Armadas vão "atuar em coordenação com os órgãos de segurança pública federais e estaduais, com o objetivo de garantir a segurança das delegações, chefes de Estado, autoridades estrangeiras e representantes da sociedade civil, além de preservar a ordem pública e a normalidade das atividades locais", explica o Planalto, lembrando que o mesmo aconteceu durante a realização da Cúpula do G20 e a reunião do BRICS.
A medida acontece em meio às discussões sobre a possibilidade de realização de uma GLO no Rio de Janeiro, onde ocorreram confrontos entre o crime organizado e as forças de segurança na semana passada.
Principal fórum internacional de discussão sobre mudanças climáticas, a COP reúne, desde 1995, anualmente, líderes mundiais, cientistas, empresas e organizações da sociedade civil, na busca de estratégias para a preservação do meio ambiente.
                            


