Prêmio Selma Bandeira celebra 15ª edição e homenageia mulheres de Alagoas
No próximo dia 9 de outubro, às 20h, o Auditório da Casa da Indústria será palco da 15ª edição do Prêmio Selma Bandeira, uma realização da Fortes Empreendimentos, sob a direção e coordenação dos produtores culturais Fafá Rocha, Marcus Assunção e Francisco Leonardo Fortes.
Criado em memória da médica, humanista e ex-deputada estadual Selma Bandeira (1944–1986) — símbolo da resistência democrática, da defesa da cidadania e dos direitos das mulheres em Alagoas — o prêmio consolidou-se, ao longo de 15 anos, como um marco na valorização do protagonismo feminino em diversos segmentos da sociedade.
A premiação reconhece mulheres que, com sua atuação profissional, humanitária e cidadã, engrandecem Alagoas e o Brasil. Em cada edição, o Prêmio Selma Bandeira destaca personalidades de áreas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, como justiça, saúde, educação, empreendedorismo, cultura e gestão pública.

Após criteriosa análise da Comissão Técnica, foram selecionadas as homenageadas desta edição, que se destacam por suas trajetórias inspiradoras e contribuições relevantes:
- Dra. Júlia Britto – Médica e Primeira-Dama de Alagoas
- Aline Rodrigues – Secretária de Estado da Agricultura e Pecuária
- Fabiana Farias (Fal Farias) – Prefeita do Município de Mata Grande
- Lili Buarque – Realizadora e Produtora do Festival Carambola
- Dra. Patrícia Moura – Médica Dermatologista
- Dra. Flora Vaz – Médica Nefrologista
- Saysia Salomão – Escritora e Assistente Social
- Adriana Vasconcelos – Diretora Comercial do Maceió Mar Hotel
- Giovanna Grossi – Chef e Proprietária do Restaurante Animus (SP)
- Vanda Florentino – Vereadora do Município de Maribondo
- Sâmara Suruagy – Controladora-Geral do Estado de Alagoas
De acordo com Fafá Rocha, idealizadora do prêmio e coordenadora geral da Fortes Empreendimentos, “o Prêmio Selma Bandeira reafirma, a cada edição, a importância de reconhecer e valorizar mulheres que deixam marcas indeléveis na vida social, política, cultural e econômica de Alagoas.”
A 15ª edição também será alusiva à Campanha Outubro Rosa, fortalecendo a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, o evento terá um caráter solidário e social, unindo-se à Campanha “Alagoas Sem Fome” — cada homenageada e convidado deverá levar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.
Ao término da solenidade, acontecerá ainda o relançamento do livro “Mente Sã”, da Dra. Cláudia Simões, ampliando o caráter cultural da noite.
Objetivos do Prêmio Selma Bandeira
- Valorizar e dar visibilidade a mulheres que se destacam em suas áreas de atuação, inspirando a sociedade com sua força, talento e
- dedicação.
- Manter viva a memória e o legado de Selma Bandeira, que dedicou sua vida à medicina, à política e à defesa dos direitos humanos.
- Fortalecer o papel da mulher alagoana no cenário social, político, cultural e econômico.
- Unir reconhecimento e solidariedade, incorporando causas sociais relevantes, como a campanha Alagoas Sem Fome.
- Reforçar, com a temática do Outubro Rosa, a importância da prevenção, do autocuidado e da saúde da mulher.
O Prêmio Selma Bandeira é uma iniciativa independente, que há 15 anos reconhece e celebra mulheres que transformam a realidade de Alagoas com coragem, sensibilidade e compromisso social.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA