Conteúdo Opinativo

Rio Seco

Por 26/06/2017 - 11:24

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Divulgação

A falta de chuvas na Bacia do São Francisco levou a Chesf a reduzir para 600 metros cúbicos por segundo (600 m³/s) a vazão mínima do rio a partir do reservatório de Xingó, e manter a hidrelétrica operando apenas uma de suas seis turbinas.  

Com capacidade instalada de 3.162 MW, a usina de Xingó está gerando apenas 510 MW, o que corresponde a uma vazão turbinada de 460 m³/s. Com isso, a vazão mínima do rio no trecho de Alagoas é complementada por um dos vertedouros da barragem, que libera 140 m³/s.

Para suprir a demanda energética do Nordeste a Chesf está recebendo energia elétrica da Eletronorte e de outras hidrelétricas do país, complementando com usinas termelétricas e eólicas, sob a coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).  

Nem mesmo as fortes chuvas que caíram no Nordeste elevaram os níveis dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, visto que desde 2013 a Bacia do Rio São Francisco vem apresentando um quadro hidrológico desfavorável. A falta de chuvas em suas cabeceiras está matando o Velho Chico.


Encontrou algum erro? Entre em contato