Conteúdo Opinativo

Fim do ciclo do açúcar

Por 24/07/2017 - 14:27

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma queda acentuada nos preços do açúcar e do petróleo nos últimos seis meses está diminuindo as esperanças de recuperação financeira para o setor sucroalcooleiro nacional.

A combinação de preços fracos do açúcar e do etanol no Brasil entre 2010 e 2014 causou estragos no setor sucroalcooeiro, levando ao fechamento de dezenas de usinas e forçando muitas outras a buscar recuperação judicial, um processo que está em andamento.

Ao mesmo tempo, a atual queda nos preços do petróleo levou a Petrobras a reduzir os preços da gasolina repetidamente no mercado interno, fazendo com que usinas também reduzam os valores do etanol, uma vez que os dois competem na bomba pela preferência do consumidor.

A pressão de valores menores para açúcar e etanol pode acabar com a incipiente recuperação financeira de muitas usinas brasileiras iniciada durante o déficit global de açúcar entre 2015 e 2016. Ela também pode desacelerar as negociações entre usineiros e potenciais investidores e levar a mais fechamentos de empresas endividadas no setor sucroalcooleiro.

Em Alagoas a situação é mais grave ainda com várias usinas já fechadas e outras quebradas ou em busca de recuperação judicial. Das 27 unidades industriais só 15 devem operar na próxima safra. Sem falar na falência da maioria dos fornecedores de cana, boa parte deles vivendo na penúria extrema. Já os usineiros, nem tanto... 


Encontrou algum erro? Entre em contato