Conteúdo Opinativo

Humberto Martins volta a interferir no TJ para indicar novo presidente

Por 11/06/2022 - 08:13

ACESSIBILIDADE

Assessoria STJ
Presidente do STJ, Humberto Martins
Presidente do STJ, Humberto Martins

O Tribunal de Justiça de Alagoas, pela primeira vez em sua história, vai mudar as regras do jogo na escolha do presidente da Corte só para atender interesses do ministro Humberto Martins. A eleição ocorrerá dia 5 de julho, mas o nome do próximo presidente será definido nessa segundafeira, 13, em reunião dos 17 desembargadores. Por tradição, o tribunal sempre escolheu o mais antigo no cargo, e este ano a vez seria do desembargador Paulo Lima, promovido em dezembro de 1979. Mas quem vai ser eleito é o desembargador Fernando Tourinho, que entrou em setembro de 1992 e é o candidato do ministro Humberto Martins, que também dá as ordens no TRE de Alagoas.

Vale lembrar que a escolha do último desembargador do TJ – Ivan Vasconcelos Brito – foi uma imposição do ministro do STJ, que agora escolherá também o futuro presidente da Corte. Martins quer interferir inclusive nos atos administrativos do tribunal, colocando em saia justa boa parte dos desembargadores que têm rabo preso no CNJ e no STJ.

Paulo Lima é um dos poucos magistrados alagoanos com ficha limpa e seu nome nunca foi envolvido em falcatruas. A única crítica que tem recebido dos próprios colegas é sua pouca aptidão para o trabalho do dia a dia. É a velha preguiça que o mundo jurídico chama de desídia. Mas nada disso justifica a submissão da Justiça alagoana a ordens externas.


Encontrou algum erro? Entre em contato