Conteúdo Opinativo

Mais de 50% do eleitorado ainda não decidiu em qual candidato votará

Por 10/09/2022 - 06:10

ACESSIBILIDADE

Agência Câmara de Notícias
Votação em urna eletrônica
Votação em urna eletrônica

Mais importante que a posição de cada candidato na corrida ao governo de Alagoas é o índice de indecisos no pleito desse ano, o que revela a indiferença dos eleitores, talvez ante a qualidade dos concorrentes. A 20 dias da eleição, as pesquisas indicam que mais de 50% do eleitorado ainda não decidiu em qual candidato votará dia 2 de outubro próximo, colocando a disputa em aberto. 

Nessas circunstâncias qualquer dos candidatos que disputam as quatro primeiras posições no ranking das intenções de voto tem condições de vencer a maratona eleitoral. Paulo Dantas, Fernando Collor, Rodrigo Cunha e Rui Palmeira têm chances reais de vitória, e chegará primeiro quem melhor convencer parte desses indecisos. 

As últimas pesquisas de intenção de voto confirmam a apatia do eleitorado, e o último debate (TV Mar) em nada contribuiu para reduzir o alto índice de indecisão. Até mesmo pela ausência de Paulo Dantas e Rodrigo Cunha sem sequer justificarem a fuga, caracterizando o desprezo desses candidatos aos eleitores. 

Sabe-se que nenhum desses candidatos ao governo vai salvar Alagoas do subdesenvolvimento e da miséria crônica que atinge boa parte de sua população. Mas a indiferença do eleitorado no processo político só agrava a situação na medida em que pode eleger o pior deles em vez do menos danoso. 

As mesmas pesquisas revelam ainda que a polarização nacional entre Lula e Bolsonaro não se reflete na eleição em Alagoas. Aqui, Paulo Dantas representa a candidatura de Lula, enquanto Collor defende a reeleição de Jair Bolsonaro, mas ambos parecem estacionados no potencial de voto de cada um deles.


Encontrou algum erro? Entre em contato