Cunha, o indeciso
O senador Rodrigo Cunha recebeu convite para ser vice de JHC, mas ainda não decidiu se aceita ou se fica onde está para arriscar um novo mandato em 2026. Na verdade, o “senador da mamãe” até agora não decidiu o que fazer de seu mandato, já que ainda não disse a que veio.
O senador deve estar valorizando seu passe para deixar o mandato no último momento da exigência legal. Enquanto isso, a suplente de Cunha, Dra. Eudócia, mãe do prefeito, se prepara para assumir o cargo como titular.
Rodrigo Cunha sabe que sua reeleição é um sonho em noite de verão, mesmo com duas vagas em disputa no pleito de 2026. Seu aliado Arthur Lira e o adversário Renan Calheiros devem fazer uma aliança branca para garantir o espaço da dupla.
Sem alternativa, Cunha deve mesmo ser o vice de JHC, de olho no pleito majoritário de 2026. Seu projeto é assumir a prefeitura da capital caso o prefeito decida renunciar ao cargo para disputar o governo do Estado ou o Senado.
A possibilidade de JHC concorrer ao governo, no entanto, depende de quem irá disputar com ele a sucessão de Paulo Dantas. Se o adversário for Renan Filho, o prefeito dificilmente arriscará seu futuro político, devendo disputar o Senado e deixar Rodrigo Cunha como legado de risco para Maceió e para o próprio JHC.