Conteúdo do impresso Edição 1260

VISUAL RENOVADO

Lobão muda imagem, ganha apoios e críticas

Ex-vereador pode surpreender, mas pré-campanha se mantém amadora
Por ODILON RIOS 06/04/2024 - 05:00
A- A+
Assessoria
Pré-candidato a prefeito, Lobão quer passar uma mensagem mais tradicional
Pré-candidato a prefeito, Lobão quer passar uma mensagem mais tradicional

Entre piadas e muitos apoios, Anivaldo da Silva, o Lobão, é pré-candidato a prefeito de Maceió pelo Solidariedade. O ex-vereador da capital atrai tantas atenções que virou um importante trunfo no partido. É o seu rosto e o do professor Gustavo Pessoa que aparecem nas inserções do partido, atraindo novos filiados.

A Solidariedade é uma das legendas da galáxia palaciana e, como as outras, têm uma função: atacar a gestão do prefeito JHC (PL) e construir a estrada para o deputado federal Rafael Brito (MDB) chegar ao segundo turno. Brito é o escolhido pelo senador Renan Calheiros (MDB), líder do grupo que tem o ministro dos Transportes Renan Filho (MDB), o governador Paulo Dantas (MDB), o vice Ronaldo Lessa (PDT), o presidente da Assembleia Marcelo Victor (MDB) e o líder do MDB na Câmara (na disputa pela presidência do legislativo federal) Isnaldo Bulhões.

Mas, e se Lobão crescer para além do previsto e surpreender logo no primeiro turno eleitoral? Não é impossível. Calheiros enfrentou este cenário em 2018 na disputa ao Senado. Eram duas vagas. A primeira, lógico, de Renan. Na segunda, ele lançou o então deputado federal Maurício Quintella com objetivo de desestruturar Benedito de Lira, que concorria à reeleição. Alguém crescia neste contexto: o deputado estadual Rodrigo Cunha. Para os liristas, Cunha tirou votos de Biu. E Calheiros chegou a receber uma pesquisa mostrando que Rodrigo Cunha estava praticamente eleito e Maurício Quintella tinha chances reais de ficar com a outra vaga. Renan conseguiu reduzir o volume da campanha do deputado, terminou como o segundo mais votado. Pela fidelidade, Quintella recebeu a Secretaria de Infraestrutura do então governador Renan Filho. O ex-deputado não tem do que reclamar.

Lobão pode surpreender, apesar de sua pré-campanha nas redes sociais contar apenas com o próprio celular. Tem 17.800 seguidores no Instagram, onde grava vídeos todos os dias em estilo totalmente diferente do que o tornou conhecido, vencendo a eleição a vereador (com apoio de Maurício Quintella) e ficando na suplência ao disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Não existe mais o líder da banda Cheiro de Calcinha, produtor de filmes pornô gravados de forma amadora e vendidos no Centro de Maceió, além dos longos e bem tratados cabelos. Estes, aliás, foram cortados. O estilo engraçado deu lugar a um Lobão mais sério, com a imagem pessoal orientada a investir naquilo que lhe deu força por anos: um autêntico filho da periferia com a cabeça cheia de ideias, segundo ele próprio. “O filho da periferia vai disputar a prefeitura de Maceió contra o filho da oligarquia. E o povo, na sua soberania, escolherá.”, resume.

Nas redes sociais, oferece soluções pontuais ou localizadas para problemas comuns. Na periferia faltam ruas asfaltadas. Então, mostra uma rua com asfalto e crê que todas as áreas merecem o mesmo tratamento. Ao lado de um canal de saneamento na rua Cid Scala, no bairro do Poço, promete fazer outros, só que em ruas do Vergel do Lago ou Vila Brejal para evitar transbordamento durante as chuvas. Mercado da Produção? Promete um novo. Para resolver o trânsito no Jacintinho? Obras simples e rápidas. O Centro precisa de reforma - segundo Lobão - então reclama das placas que não existem mais e marcavam os locais que os ônibus paravam na rua do Comércio. Centro e Mercado da Produção? “Estão abandonados pelo prefeito”. Na praça do Pirulito fala erguer um terminal de ônibus que proteja as pessoas do sol e da chuva e permita fluxos dos ônibus a todas as partes da capital.

Os vídeos vão empolgando muitos e gerando críticas em outros. “Investir, muito bom. Mas como se dará esse investimento, quais as estratégias? Lobão ainda pensa como vereador. Placas de ônibus, ponto de ônibus, banheiros públicos... Isso são projetos para vereadores. Reformula essa pré-campanha”, diz um perfil identificado como prof_taynan1. “Pois é! Dá uma chegada no galpão que está se transformando em creche em frente ao hospital universitário! Imagina o abafado! Será que as crianças dos nossos políticos seriam colocadas para estudar num galpão transformado em creche?”, diz o perfil cirocesarprof apoiando as iniciativas de Lobão, que pode complicar o palanque palaciano se tiver mais investimento eleitoral.


Encontrou algum erro? Entre em contato