Conteúdo do impresso Edição 1309

EM DESTAQUE

Prêmio Selma Britto vai homenagear 16 personalidades

A 10ª edição da premiação acontece na terça-feira no Hotel Jatiúca
Por MARIA SALÉSIA 05/04/2025 - 06:00
A- A+
Reprodução/instagram
A 10ª edição da premiação acontece na terça-feira no Hotel Jatiúca
A 10ª edição da premiação acontece na terça-feira no Hotel Jatiúca

O Prêmio Selma Britto, uma das mais concorridas premiações do estado de Alagoas, chega à sua 10ª edição e será realizado no dia 8 de abril, às 20 horas, no Hotel Jatiúca, em Maceió, Alagoas. A honraria que leva o nome da grande dama da sociedade alagoana estará homenageando 16 personalidades em segmentos diferentes da sociedade alagoana e brasileira. Todos os contemplados foram indicados e selecionados por méritos e um dos critérios é não repetir nomes de edições anteriores.

As escolhas foram feitas pela comissão técnica coordenada pela empresa criadora do prêmio, a Fortes e Empreendimentos, tendo à frente seus diretores Marcus Assunção, Fafá Rocha, Leonardo Fortes e Marina Fortes. Segundo Marcus Assunção, a honraria começou há 10 anos e contou com o incentivo do Restaurante Bodega do Sertão e da Secult-AL. Inicialmente foram reconhecidas as categorias da cultura, turismo e gestão pública. No princípio era oferecido um café regional no Bodega do Sertão para a imprensa, homenageados, familiares, apoiadores e demais convidados.

Assunção relembra que a cada ano o prêmio crescia e logo percebeu que teria que aumentar a altura da grande homenageada, a lenda viva Selma Britto e seus conteúdos. Assim, a partir da quarta edição, a premiação passou a acontecer no Museu da Imagem e do Som, em Jaraguá. “Foi lindo e cada vez mais forte e prestigiado por algumas das maiores personalidades e líder de nossa terra. Inserimos neste mesmo ano a categoria desenvolvimento e ficamos assim por mais dois anos”, disse ele.

Quando se tornou um reconhecimento nacional, apesar do crescimento e credibilidade, teve uma pausa devido à pandemia de covid-19. “Paramos por dois anos e um prêmio tão caloroso e presencial não justificaria também realizá-lo on-line. Selma Britto é um ser incrível, tem muita luz e brilho, de uma espiritualidade elevadíssima, uma energia única. Uma mulher muito além do seu tempo, um ser humilde diferenciado e luxuoso”, exaltou o idealizador do evento.

“Com muita fé em Deus e sempre focados, após o retorno ao mundo normal, aos abraços, eu, Fafá Rocha, Marina, Leonardo e Selma Britto de forma ousada resolvemos realizar o sétimo Prêmio Selma Britto no Theatro 7 de Setembro, na cidade de Penedo”.

Para ele, foi uma decisão acertada, com expressivos homenageados e o prêmio cresceu mais ainda. No seu tempo certo, disse, foram inseridas as categorias política e indústria, comércio e serviços e o modelo de gestão da administração pública municipal. No oitavo ano o evento retornou para Maceió e a solenidade do prêmio aconteceu no auditório da Casa das Indústrias, com apoio da FIEA e na nona edição também no mesmo espaço.

Para a 10ª edição, a equipe idealizadora resolveu fazer algo diferente e assim o reconhecimento deste ano será no Salão do Hotel Jatiúca. “A Fafá Rocha teve a ideia de criar um troféu novo e convidou o artista plástico Freddy Correia. Daí com total motivação, amor e respeito à pianista Selma Britto, com consentimento dela, solicitamos ao designer da empresa Stelar, do executivo Léo Lima, a criação de uma logomarca comemorativa do Prêmio Selma Britto. Ficou linda e aprovada por todos”, comemorou Assunção.

Ele argumenta que Selma Britto é merecedora de todas as honras, carinhos e homenagens. Além do que, o prêmio já reconheceu expressivos homenageados diferentes como o cineasta Cacá Diégues, o ator Chico de Assis, a secretária de Cultura do estado, Mellina Freitas, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o ex-deputado Gervásio Raimundo, Fernando James, diretor da TV Gazeta, Marco Fireman, presidente do Detran, Fernando Toledo, presidente do Tribunal de Contas do Estado, o ex-presidente do TRT Marcelo Vieira, maestros Almir Medeiros e Luiz Marthis, o empresário Marcos André, Oswaldo Zaidan, coordenador Geral do Memorial Pontes de Miranda do TRT, e o juiz do TJAL Claudemiro Avelino, entre outras personalidades.

SELECIONADOS DESTE ANO QUE RECEBERÃO AS HONRAS

Todos serão homenageados em categorias diferentes e não pagam para receber a honraria.

- Gabriel Cedrim – Presidente da ABIH/AL

- Adeildo Sotero – Presidente da Fecomercio

- Bruno Toledo – Deputado Estadual

- Daniel Bernardes – Diretor Administrativo do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas

- Hélvio Chagas Ferro – Médico Intensivista

- Otoni Veríssimo – Diretor Geral do Hospital do Coração

- Joãozinho Sampaio – Superintendente do Cesmac

- Marcus de Jesus – Ator e humorista

- Rodrigo Cunha – Vice-prefeito de Maceió

- Eliana Machado – Juíza e coordenadora Geral do Núcleo das Mulheres do TJAL

- Lean Araújo – Procurador Geral de Justiça do Estado de Alagoas

- Paulo Dantas – Governador do Estado de Alagoas

- Gustavo Dias Henrique – Brasília – Diretor e Vice-presidente da CBF

- Breno Gama – Chef do Restaurante Maria Antonieta

- Marina Fortes – Diretora de Produção

- Jorge Dantas – Prefeito de Pão de Açúcar e vice-presidente da AMA

APOIAM A INICIATIVA

Secretaria de Estado da Comunicação, Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, Algas, Fundação Municipal de Ação Cultural, Tribunal de Contas do Estado, AMA, Cesmac, ABIH/AL, Fecomércio, Grupo Aldisa/Mercedes, Stelar, Aminna Semi Joias, Studio Selma Ribeiro e jornal EXTRA DE ALAGOAS.


Encontrou algum erro? Entre em contato