TELEVISÃO
Saiba de quem é a TV Asa Branca, nova afiliada da Globo em Alagoas
Assim como a Gazeta, a emissora também tem políticos em seu quadro de sócios
A TV Asa Branca, nova afiliada da Globo em Alagoas, diferentemente da Gazeta de Alagoas, com o ex-presidente Fernando Collor, não tem políticos em seu quadro de sócios. O grupo pertence principalmente ao pernambucano Vicente Jorge Espíndola — o quadro de sócios pode ser conferido no arquivo em anexo.
Vicente Jorge fundou o Grupo Asa Branca, conglomerado que inclui TV, rádios e portais digitais. Entre eles estão a TV Asa Branca, g1 Caruaru, ge Caruaru, as rádios CBN Recife e CBN Caruaru, além do portal CNF. Sua ligação com a comunicação começou em 1971, como locutor de rádio.
Com o tempo, assumiu funções administrativas e acumulou experiência em diferentes veículos de Pernambuco, como a Rádio Recife FM Stéreo, a Rádio Palmares e o Sistema Jornal do Commercio de Rádio. Nessas empresas passou a atuar além do microfone, cuidando da gestão e da expansão.
Em Alagoas, a TV Asa Branca passou transmitir neste sábado, 27, a programação da Globo Nordeste pelo canal 28.1. O novo vínculo ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal que suspendeu a manutenção obrigatória do contrato da Globo com a TV Gazeta, controlada por Fernando Collor.
Na decisão, o ministro Luís Roberto Barroso destacou que a imposição do contrato afetava a autonomia privada, gerava insegurança jurídica e poderia comprometer o setor audiovisual. "Assim, causa risco econômico sistêmico que pode impactar gravemente o setor", apontou.



