EM USINA DE SP
Trabalhadores de AL em situação análoga à escravidão são resgatados em SP
Fiscalização também flagrou trabalhadores de Pernambuco, Bahia e do interior paulistaUma fiscalização do MTE resgatou 15 trabalhadores em condições análogas à escravidão, na segunda-feira, 9, no alojamento de uma usina em Boituva, São Paulo. Os resgatados, oriundos de Alagoas, Pernambuco, Bahia e do interior paulista, estavam há três meses sem registro formal de trabalho.
Os denunciantes relataram que pagavam R$ 300 por aluguel e energia, em condições de alojamento precárias. Além disso, não havia fornecimento de água potável e outras irregularidades foram constatadas pela equipe de fiscalização.
Os auditores exigiram o pagamento das verbas trabalhistas e o registro formal dos trabalhadores. Também foi determinada a quitação das passagens para os que desejarem retornar aos seus estados de origem.
Como denunciar
O combate ao trabalho análogo à escravidão pode ser denunciado de forma remota e sigilosa através do Sistema Ipê e as informações e dados oficiais sobre as ações de combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil estão disponíveis no Radar da Inspeção do Trabalho.