medo
Tremor de terra assusta moradores de Maceió
Moradores dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Jatiúca, Cruz das Almas, Serraria, Feitosa e Farol ficaram assustados devido a um tremor de terra durante a tarde deste sábado (3), em Maceió.
O Corpo de Bombeiros confirmou ter sido acionado e que deslocou uma equipe para o bairro do Pinheiro, nas imediações da Igreja Menino Jesus de Praga.
SAL-GEMA
Tão logo surgiram os relatos de tremor em vários bairros de Maceió, o engenheiro Benício Monte levantou a possibilidade de o fato estar relacionado à extração por quase 50 anos do sal-gema em solo alagoano.
Segundo ele, a superfície do solo próximo às jazidas estaria tentando se acomodar em função das profundas falhas provocadas pela extração do sal-gema, cloreto de sódio, acompanhado de cloreto de potássio e de cloreto de magnésio que ocorre em jazidas na superfície terrestre.
Monte destacou que trata-se apenas de uma possibilidade a ser investigada.
Prefeitura recorre à Defesa Civil Nacional
A Prefeitura de Maceió informou, por meio de nota, ter acionado a Defesa Civil Nacional para apurar exatamente o que ocorreu e as consequências do tremor. Confira na íntegra:
A Prefeitura de Maceió informa que um tremor de terra foi sentido em várias partes da capital alagoana por volta das 14 horas deste sábado (03).
Para avaliar a intensidade, o impacto e possíveis desdobramentos do tremor, a Prefeitura já contatou organismos nacionais como o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.
O Cenad é responsável pelo monitoramento de desastres naturais em todo o País, agrupando também dados de sismógrafos que fazem a cobertura e o acompanhamento dos tremores de terra ocorridos em território nacional.
Após a constatação do tremor, todas as secretarias municipais entraram em estado de atenção e plantão permanentes, com esforços coordenados e concentrados na Defesa Civil do Município.
As equipes da Defesa Civil estão de prontidão, acessíveis pelo telefone 0800 030 6205.