EM ALAGOAS
Ceal é a penúltima em desempenho financeiro no Brasil
Leilão da companhia acontece próximo dia 19
Prestes a ser leiloada, a Eletrobras Distribuição Alagoas está ocupando o penúltimo lugar do ranking de saúde econômico-financeira entre as concessionárias de energia elétrica do País, em levantamento divulgado na terça-feira, 11.
De acordo com dados da TR Soluções, empresa responsável pelo estudo, a distribuidora alagoana fica à frente apenas da Ceron, em Rondônia.
Em primeiro lugar está a Enel Ceará, seguida por Energisa Borborema e Energisa Paraíba. Elas são definidas como as poucas concessionárias que têm capacidade de honrarem os compromissos assumidos.
O estudo se baseia na avaliação de 48 aspectos de acordo com as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre os aspectos está a capacidade das distribuidoras de honrarem suas obrigações, se há caixa suficiente para pagar custos, investimentos, dívidas captadas, expansão e melhoria do serviço prestado.
Paralisação e leilão
Os funcionários da companhia decidiram entrar em greve no próximo dia 19, data em que a estatal será leiloada e privatizada.
A greve em protesto contra a privatização da empresa fará apenas os serviços essenciais serão funcionarem. A paralisação pode ser por tempo indeterminado.
O edital para privatização foi lançado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) após a derrubada da liminar que impedia o leilão pelo Supremo Tribunal Federal (TSE).
A companhia alagoana é última concessionária de energia pertencente a Eletrobras a ser leiloada – quatro outras já passaram por esse processo. Na segunda-feira, a distribuidora do Amazonas foi vendida em leilão.