ECONOMIA

Equatorial compra distribuidora de energia do Rio Grande do Sul por R$ 100 mil

Empresa ofereceu 100 mil reais pelos 65,9% do capital social da CEEE-D
Por Bruno Fernandes com agências 31/03/2021 - 13:31
A- A+
Assessoria
Sede da Equatorial Alagoas, na Avenida Fernandes Lima, no Farol
Sede da Equatorial Alagoas, na Avenida Fernandes Lima, no Farol

A Equatorial Energia venceu nesta quarta-feira, 31, o leilão de privatização da distribuidora de eletricidade CEEE-D, controlada pelo governo do Rio Grande do Sul, ao apresentar a única oferta pela companhia em pregão na bolsa B3.

O resultado surpreendeu, uma vez que analistas até esperavam participação da Equatorial, mas viam a CPFL Energia como a grande favorita e projetavam alguma disputa na licitação, como ocorreu em dezembro na venda da CEB-D, de Brasília, que atraiu três empresas e teve rodadas de lances em viva-voz.

A Equatorial ofereceu 100 mil reais pelos 65,9% do capital social da CEEE-D colocados à venda no certame desta quarta-feira, o dobro dos 50 mil estabelecidos como preço mínimo para uma empresa com dívida tributária junto ao Estado superior a 3 bilhões de reais.

Em sua história, a Equatorial se especializou em comprar elétricas cheias de dificuldades técnicas e financeiras por preços simbólicos, para depois investir em sua recuperação.

A distribuidora da empresa no Pará foi comprada por 1 real do Grupo Rede em 2012, enquanto unidades no Piauí e Alagoas foram adquiridas da Eletrobras por 50 mil reais cada em 2018.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato