Cesmac
Resultado divulgado na última semana reforça a qualidade da formação no curso que cresce a cada semestre
O curso de Odontologia do Cesmac celebra a grande conquista com a nota máxima (5) na avaliação in loco realizada pelo Ministério da Educação – MEC. O resultado foi divulgado na última semana e reforçou a qualidade dos Cirurgiões-Dentistas formados pela Instituição, ainda mais em 2021, quando a graduação celebra 20 anos de história.
A graduação segue na missão de formar profissionais éticos com conhecimento dos fundamentos e aspectos que constituem o ser humano, embasada no desenvolvimento de competência para o exercício do pensamento crítico e plena atuação profissional. O objetivo é ainda estabelecer uma formação com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças, além de reconhecer e tratar corretamente as alterações bucais de acordo com a necessidade individual de cada paciente.
“O curso tem construído uma bela história de crescimento nas áreas de ensino, pesquisa e extensão que podemos confirmar com premiações nacionais de pesquisa e extensão, no sucesso dos nossos egressos e na diferença que eles fazem na vida das pessoas. Essa nota coroa todo esse processo”, reforça a coordenadora da graduação, Profa. Roberta Penteado.
A docente celebra ainda: “Um resultado merecido, é o reconhecimento de um grande trabalho em equipe, que envolve a gestão da Instituição, gestão do curso, docentes, técnicos, auxiliares, colaboradores, alunos e egressos. Todos fazem parte dessa conquista. Agradecimento especial ao grande time de docentes do curso, que são incansáveis na busca da excelência e de uma formação acadêmica diferenciada, humana, inovadora e de altíssima qualidade. Um time comprometido e dedicado. Vamos continuar trabalhando para que a Odontologia Cesmac continue no patamar mais alto”.
São dez semestres do mais completo conteúdo, repassado por docentes mestre e doutores, aliado à intensa e modernas práticas desenvolvidas na estrutura da Clínica Escola de Odontologia e também nos estágios realizados em outras unidades de saúde do Estado de Alagoas. O curso segue no modelo de ensino híbrida, atendendo aos que preconiza o MEC, e ainda totalmente adaptado ao contexto da pandemia de COVID-19, seguindo um rígido protocolo de segurança para pacientes, docentes e acadêmicos.
Outro ponto importante e que vem crescendo no reforço das práticas e competências está focado na elaboração, aprovação e desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica e Projeto de Extensão, totalizado nos últimos dois anos mais de 100 pesquisas na área. Esse contexto também destaca aprovações de trabalhos em importantes eventos e congressos, destacando os alunos do Cesmac em participações efetivas.
O contexto da pandemia também fortaleceu ainda mais o surgimento de Ligas Acadêmicas em diversas áreas da Odontologia como: Cirurgia Oral e Maxilofacial, Diagnóstico por Imagem Odontológica, Farmacologia em Odontologia, Harmonização Orofacial, Odontopediatria e Ortodontia Preventiva e Interceptativa e Periodontia Clínica e Cirúrgica.
Entre os movimentos expressivos realizados pelo curso de Odontologia Cesmac aconteceu por meio do Projeto Conecta Odonto, realizado com o envolvimento do comitê gestor, incluindo Coordenação, Colegiado e Núcleo Docente Estruturante – NDE, apresentando série de eventos e intervenções on-line nas mídias sociais da graduação, além de inúmeras outras iniciativas reforçadas ainda mais em tempos pandêmicos.
O conceito de curso é uma das formas de avaliação dos cursos de graduação pelo MEC. O processo inclui avaliadores com visitas in loco para avaliação do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura, verificando o funcionamento do curso e as evidências desse processo formativo. Esse conceito varia de 1 a 5, sendo 1 e 2 conceitos insatisfatórios e conceito 5 a nota máxima.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.