ABALOS SÍSMICOS

Tremores de terra são registrados em Porto Real do Colégio e São Brás

Tremor sentido nas cidades alagoanas foi considerado de magnitude baixa
Por Redação 02/09/2021 - 12:42
Atualização: 02/09/2021 - 12:53
A- A+
Rede Sismográfica Brasileira
Tremores de terra foram sentidos na noite de quarta-feira
Tremores de terra foram sentidos na noite de quarta-feira

Um tremor de terra de magnitude 2.1 mR foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no município de Canhoba, no estado de Sergipe, e sentido por moradores das cidades alagoanas de São Brás e Porto Real do Colégio, na noite de quarta-feira, 1º, mais precisamente às 19h02.

De acordo com informações, o tremor sentido nas cidades alagoanas foi considerado de magnitude baixa. Os municípios estão a cerca de 12 quilômetros e 16 quilômetros de distância de Canhoba, respectivamente.

Segundo uma internauta, quem reside nas proximidades do rio São Francisco sentiu mais o abalo. “Esse abalo foi sentido em algumas cidades do Baixo São Francisco, principalmente as cidade que ficam mais próximo às margens”, confirmou uma internauta ao portal Aqui Acontece.

O último evento registrado no município de Canhoba ocorreu em 3 de agosto, e teve magnitude 1.8 mR. No mês de agosto, segundo levantamento do Labsis, o estado de Sergipe registrou 2 tremores de terra. Já o estado de Alagoas, onde o tremor de ontem foi sentido, registrou 4 abalos sísmicos.

Segundo o Labsis, no ano passado, quase 200 tremores de terra foram registrados em Canhoba, onde em apenas um dia, 38 eventos foram contabilizados pela equipe do LabSis.

Em Alagoas, tremores também foram sentidos nos dias 9 e 10 de agosto e detectados pela Rede Sismográfica Brasileira operada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

De acordo com a universidade, o primeiro tremor, de magnitude 1.6 mR, ocorreu no dia 7 daquele mês, às 7h24, na cidade de Pão de Açúcar, no sertão de Alagoas. O outro, de magnitude 1.7 mR, ocorreu na madrugada de segunda-feira, 9, às 0h40 (horário local), no município de Cajueiro, na região da Zona da Mata do Estado.

Os eventos registrados nos últimos dias não causaram danos à população ou imóveis nestes municípios. Não há informação de que órgãos oficiais tenham sido acionados em virtude destes tremores.

Vale ressaltar que em agosto, o Laboratório de Sismologia, em parceria com a Defesa Civil do estado de Alagoas, viabilizou o link de internet da estação sismográfica operada no município de Anadia e agora o estado consegue transmitir em tempo real os dados da estação sismográfica de Anadia para a UFRN.

Com a conexão, os dados da estação serão transmitidos em tempo real ao data center da UFRN, e poderão ser utilizados para a continuidade do monitoramento da atividade sísmica no estado de Alagoas e na região Nordeste do Brasil.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato