ECONOMIA

Confiança do empresário do Comércio de Maceió volta a patamares pré-pandemia

Confiança só fica abaixo da taxa registrada em janeiro de 2020
Por Redação com Fecomercio 30/09/2021 - 12:59
A- A+
Fecomércio
Pesquisa do Instituto Fecomércio aponta que índice segue aumentando
Pesquisa do Instituto Fecomércio aponta que índice segue aumentando

O empresário do Comércio de Maceió tem se mostrado cada vez mais otimista com as perspectivas de futuro, segundo dados do Índice de Confiança do Comércio (ICEC) de setembro, divulgados nesta quinta-feira, 30.

A pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o otimismo acontece diante do avanço da campanha de vacinação e da flexibilização das restrições de abertura e funcionamento.

Este mês, o índice atingiu a marca de 129,3 pontos, a melhor do ano e, ainda, o segundo maior registro dos últimos 24 meses, ficando abaixo apenas do patamar alcançado em janeiro de 2020, quando o indicador ficou com 130,5 pontos.

Em comparação com setembro do ano passado (103,2 pontos), a confiança do empresário cresceu 25,29%. Em relação a agosto (120,4 pontos), na comparação mensal, o crescimento foi de 7,39%.

Para o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Victor Hortencio, nesse patamar, o indicador representa uma recuperação sustentada do otimismo do empresário da capital alagoana, que em maio deste ano, a 98,9 pontos, atingiu o menor valor dos últimos 12 meses.

“Há um ano, a pesquisa apontava para o baixo otimismo do empresariado local em meio à paralisação parcial do Comércio e às incertezas oriundas do momento crítico de pandemia. Contudo, de junho a setembro deste ano, observa-se um incremento de confiança de 22,79%, um movimento que sinaliza positivamente para a expectativa de recuperação econômica da capital alagoana, diante de um patamar de confiança que só foi visto em períodos pré-pandemia”, observou.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato