Ranking
Cidades alagoanas registram grandes contrastes em conectividade
Maceió é o único município que aparece no levantamento com bom desempenho
A 6ª edição do Ranking Cidades Amigas da Internet, elaborado pela Conexis, substituta da marca do SindiTelebrasil, evidencia um contraste entre as cidades alagoanas. Enquanto Maceió aparece como a 8ª capital brasileira e a 4ª do Nordeste que mais estimula a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, os demais 101 municípios alagoanos sequer são citados no ranking divulgado com dados de 2021.
Uma melhor posição no ranking significa que o município está melhorando o acesso à internet para o cidadão e trazendo investimentos para o município, como tem acontecido em Maceió, segundo o estudo. Há duas semanas, por exemplo, a capital alagoana inaugurou 140 novos pontos de acesso Wi-Fi grátis, oferecendo conectividade a comunidades espalhadas pela cidade. Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza encabeçam o pódio nacional.
O Ranking das Cidades Amigas da Internet destaca entre os 100 maiores municípios brasileiros aqueles que oferecem um ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações, como antenas Wi-fi e fibra óptica. Por outro lado, o estudo revela que ainda há muitos municípios alagoanos com leis desatualizadas e que demoram mais de um ano para licenciar a instalação de antenas, dificultando o avanço da conectividade.
Para a composição do ranking são avaliadas as restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações Rádio Base (ERBs) e Redes (Subterrâneas ou aéreas). O trabalho elaborado pela consultoria Teleco em parceria com a Conexis Brasil Digital e a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) permite que os municípios verifiquem o seu status e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos.
O EXTRA entrou em contato com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para saber se existe algum projeto para estimular a oferta de serviços de conectividade em municípios do interior alagoano, e por meio de nota, a entidade informou que realiza esse trabalho de interlocução diante das demandas que chegam e, geralmente, com um órgão governamental ou articulador.
“Deixando claro que os municípios são independentes para desenvolver seus projetos. A atuação
da AMA é de orientar contribuindo para gestões mais eficientes neste momento estamos junto ao TCE capacitando técnicos para adaptações ao novo SIAP, que é um sistema de prestação de contas do tribunal que está usando inteligência artificial como base”, informou.
Em fevereiro, o prefeito JHC (PSB) assinou o protocolo de intenções e viabilização de um projeto piloto para a utilização do 5G em Maceió. Com esta tecnologia, Maceió vai se tornar a primeira capital do nordeste e a segunda do Brasil a testar um piloto de infraestrutura própria de 5G, abrindo possibilidade para subir ainda mais nas próximas edições do ranking.
Leia a matéria na íntegra no Jornal EXTRA, nas bancas!