UVZ DE MACEIÓ

Profissional responsável por eutanásia no cão Apolo é afastado do trabalho

Secretaria da Saúde afirma que vai apurar a morte do animal sem autorização do tutor
Por Tamara Albuquerque 23/02/2023 - 13:14
Atualização: 23/02/2023 - 13:38
A- A+
Divulgação
Cão Apolo tinha 13 anos quando foi submetido a eutanásia
Cão Apolo tinha 13 anos quando foi submetido a eutanásia

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió informou nesta quinta-feira,23, que afastou das atividades a profissional da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) que realizou o procedimento de eutanásia no cão Apolo. O afastamento será mantido até que sejam apurados os detalhes que culminaram com a morte do cachorro, ocorrida na sexta-feira passada, dia 17. 

O cão da raça Weimaraner, de 13 anos de idade, fugiu de sua residência, em Cruz das Almas, na manhã do dia 17 deste mês e seus tutores não conseguiram encontra-lo no bairro. Apolo foi resgatado pela UVZ na  tarde do mesmo dia, e submetido à eutanásia. Nesta quarta-feira, a unidade foi obrigada a entregar o corpo do cachorro ao seu tutor por determinação da Justiça.

A morte do cão revoltou a população. A UVZ informou que o animal estava idoso, com sobrepeso, desidratado, olhos lesionados, sem estímulo visual e com lesões cutâneas, “o que caracterizou o animal em situação de sofrimento e sem condições de tratamento”, caso em que a medida adotada para abreviar o sofrimento do animal é a eutanásia, feita após toda a avaliação clínica necessária.

O tutor do Apolo, que está se formando para veterinário, nega as informações sobre o estado de saúde do cão. Ele registrou o fato em Boletim de Ocorrências na Polícia Civil e garantiu que o procedimento foi realizado sem o seu conhecimento ou consentimento. Também assegura que o cão, apesar de idoso, estava bem de saúde.

O advogado Ronald Pinheiro, contratado pelo tutor do Apolo, disse que após a negativa da UVZ em liberar o corpo do cão, ingressou com pedido perante a Justiça. “Mas ficamos chocados como ocorreu a entrega do corpo do cachorro”, disse.


Encontrou algum erro? Entre em contato