MEIO AMBIENTE

CTR do sertão será inaugurada na próxima sexta em Delmiro Gouveia

Equipamento possui uma área de 50 hectares e uma vida útil prevista de 30 anos
Por Redação 03/07/2023 - 11:59
A- A+
Divulgação
Local tem capacidade de receber 700 toneladas por dia
Local tem capacidade de receber 700 toneladas por dia

Na próxima sexta-feira, 7, a região do sertão receberá um importante marco para a preservação ambiental: a inauguração da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da empresa Alagoas Ambiental. Com capacidade para receber até 700 toneladas de resíduos por dia, esse empreendimento será fundamental para atender os municípios dos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia.

O equipamento, que possui uma área de 50 hectares e conta com nove células, estará habilitado para receber resíduos de classe 2 A e 2 B, sendo licenciado ambientalmente e com uma vida útil prevista de 30 anos.

A cerimônia de inauguração está marcada para as 14 horas, em Delmiro Gouveia, e contará com a presença de autoridades importantes, incluindo prefeitos, representantes do Ministério Público, órgãos ambientais, empresários e o governador de Alagoas, Paulo Dantas, além de secretários de estado.

Para os ambientalistas, essa iniciativa da Alagoas Ambiental é extremamente positiva e traz tranquilidade para as ações de preservação do meio ambiente, especialmente por estar localizada em uma Área de Preservação Ambiental (APA) - Monumento do São Francisco, e proteger o bioma da caatinga, um importante viveiro de pássaros no Brasil, além de abrigar insetos e animais essenciais para o equilíbrio do ecossistema.

A CTR será uma peça chave para garantir que os resíduos produzidos pelos centros urbanos não sejam despejados diretamente no meio ambiente, evitando assim que cheguem ao rio São Francisco, um manancial hídrico vital para o fornecimento de água para milhões de pessoas.

É relevante destacar que Alagoas foi pioneira no Brasil ao encerrar os lixões a céu aberto, por meio do engajamento das prefeituras nessa iniciativa. Com a inauguração da CTR do Sertão, os custos com o transporte dos resíduos para aterros sanitários distantes serão reduzidos, permitindo que recursos sejam direcionados para ações sociais e de saúde, conforme ressalta a prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato