TEMPORAL

Chuvas castigam Atalaia e prefeitura já se prepara para atender desabrigados

Defesa Civil faz monitoramento; uma barreira deslizou e escolas vão acolher famílias das áreas de risco
Por Tamara Albuquerque 07/07/2023 - 08:30
Atualização: 07/07/2023 - 10:02
A- A+
Defesa Civil
Ruas de Atalaia estão cobertas de água das chuvas e de lama
Ruas de Atalaia estão cobertas de água das chuvas e de lama

As chuvas que caem sobre Alagoas desde a madrugada já causam transtornos em municípios e levam insegurança à população que conviveu com a tragédia das inundações há um ano. Em Atalaia, as equipes do Município e Defesa Civil estão nas ruas fazendo monitoramento e orientando famílias a deixarem casas em situação de risco. 

A prefeitura divulgou nota, nesta manhã, fazendo apelo à população que mora em encostas, pertos de barreiras e de rios para saírem desses locais e se abrigarem em casas de parentes. Escolas do município estão sendo preparadas para acolher desabrigados. Logo cedo uma barreira deslizou no Km 244 da BR-316, no município, comprometendo um lado da estrada.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) deu alerta sobre a possibilidade de intensificação das chuvas nesta sexta-feira. Segundo a Semarh, há riscos de alagamento e de inundação especialmente no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. O alerta também é estendido à região metropolitana de Maceió. A cidade de Arapiraca registra chuvas ininterruptas desde esta quinta-feira, mas de pouca intensidade, como ocorre em municípios vizinhos. A previsão é de temporal durante todo o final de semana.

Maceió

De acordo com a Defesa Civil em Maceió, somente nos seis primeiros dias de julho já choveu 28,1% do esperado para todo o mês na capital, que é um acumulado de 270 mm. 
Alertas vigentes

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) emitiu, nesta quinta-feira (6), alerta moderado para risco hidroliógico, com possibilidade de alagamento para pequenos riachos e córregos mais suscetíveis. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu aviso para perigo potencial de acumulado de chuva.

Em casos de riscos, a população de Maceió deve ligar para o número 199 ou 156, descrever o cenário. Uma equipe irá até o local.

Leia abaixo a nota da Prefeitura de Atalaia:


NOTA OFICIAL - Prefeitura de Atalaia


Um ano depois, a chuva volta a causar transtornos em Atalaia. Estamos monitorando a situação e pedimos àqueles que moram perto de barreiras, rio, ou alguma área onde se sintam ameaçados, procurem a casa de parente onde possam estar seguros. Nossas escolas irão receber as famílias afetadas.

Redobramos os cuidados e estamos vigilantes, todos atentos e trabalhando para manter a segurança das pessoas e da cidade.

As equipes da Prefeitura estão desde a madrugada nas ruas.

Em casos de emergência, acione a Defesa Civil, através dos números: 98147-1122, 98237-3566, 99119-7463 ou 98736-0879.

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato