25 CASOS EM 2023

Sociedade Alagoana de Infectologia alerta para surto de meningite em Maceió

Número de casos confirmados de doença meningocócica neste ano já é o dobro do ano passado
Por Bruno Fernandes 13/09/2023 - 10:01
Atualização: 13/09/2023 - 10:17
A- A+
Secom Maceió
Vacinação é a principal forma de prevenção
Vacinação é a principal forma de prevenção

A Sociedade Alagoana de Infectologia emitiu um alerta nesta quarta-feira, 13, sobre um surto de doença meningocócica na capital alagoana. A doença, uma forma grave de meningite, tem apresentado um aumento alarmante de casos em 2023.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), foram 21 casos da doença entre janeiro e junho deste ano na capital contra 33 registrados no ano passado.

Até 1 de setembro deste ano, foram reportados 25 casos da doença em todo o estado, sendo que 11 deles resultaram em óbito. Alarmantemente, nove das vítimas tinham até quatro anos, destacando a vulnerabilidade dessa faixa etária.

A doença meningocócica é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis e pode ser fatal, com taxas de mortalidade entre 10% e 30%. Os sintomas mais comuns incluem febre, cefaleia, vômitos e petéquias ou equimoses na pele.

"O reconhecimento de um surto é de suma importância, permitindo que as autoridades de saúde tomem medidas imediatas para conter a disseminação da doença", diz a nota encaminhada pelos especialistas à imprensa. 

Ainda segundo a Sociedade Alagoana de Infectologia, "essas medidas incluem a administração de vacinas, profilaxia antibiótica para contatos próximos e a conscientização da comunidade sobre a prevenção".

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato