EM ATRASO

Médicos da rede pública estão sem receber salários em Satuba, diz sindicato

Sinmed também denuncia fata de repasse de recursos para salários nas UPAs
Por Tamara Albuquerque 31/10/2023 - 16:18
Atualização: 31/10/2023 - 16:45
A- A+
Divulgação
Médicos da rede pública estão com salários atrasados em Satuba
Médicos da rede pública estão com salários atrasados em Satuba

Os médicos que trabalham em instituições do município de Satuba voltaram a sofrer com atraso do salário e o sindicato da categoria, o Sinmed/Al, anuncia que vai adotar as medidas cabíveis para solucionar o problema contra o Município prefeitura e também o Estado, neste caso por falta de repasse dos recursos às unidades de pronto atendimento. A presidente do sindicato, Sílvia Melo lembra que outubro já acabou e a folha de setembro ainda não foi paga.

Segundo a médica, o governo do estado não repassou ainda os recursos para as UPAS, gerando atraso na folha. "Além de trabalhar enfrentando escassez de material e surtos de agressividade dos pacientes e familiares inconformados com a falta de medicação e insumos, os médicos ainda têm seus salários retidos pelos gestores. Isso é um absurdo", protesta.

A direção do sindicato denuncia que, nos últimos anos, a oferta de postos e hospitais cresceu, mas devido a falta de estrutura para o funcionamento, não houve um salto de qualidade suficiente para desafogar a rede e viabilizar assistência a todos. 

"A luta por essa meta persiste por parte da classe médica. Infelizmente, houve aumento da mão de obra precarizada, escassez de material, baixa remuneração, e o pouco de segurança que existia foi destituído. Isso, tanto por parte do município quanto do Estado. A deficiência está em ambos os lados. Nenhum cidadão que precisou de atendimento na rede municipal ou estadual saiu satisfeito".

As pautas da categoria de médicos são o concurso efetivo contemplando todas as especialidades, e plano de cargos estão entre as principais; respeito ao direito da aposentadoria; descongelamento da remuneração do PSF;  segurança nas unidades; implantação das progressões e insalubridade.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato