PRAIAS

Confira os locais do litoral alagoano que são impróprios para banho

Ao total são sete trechos de praias impróprios para banho
Por Redação 05/01/2024 - 16:18

ACESSIBILIDADE

Ascom Maragogi
Maragogi
Maragogi

Segundo o último boletim de Balneabilidade das Praias, divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA). Litoral de Alagoas possui sete trechos de praias impróprios para banho. 

Na capital alagoana, Maceió, a Praia de Jatiúca, entre as avenidas Antônio de Barros e Empresário Carlos da Silva Nogueira, foi identificada como imprópria para os frequentadores. Além disso, a foz do Rio Pratagy, na Ponte AL 101 Norte, também não atendeu aos critérios ideais de balneabilidade.


No Litoral Norte do estado, quatro áreas preocupam as autoridades ambientais: Rio Tatuamunha/Projeto Peixe-Boi/Santuário; Praia de Maragogi/Frente à Foz do Rio Salgado; Praia de Maragogi/Foz do Rio Maragogi; Praia de Maragogi/Frente à Foz do Rio Persinunga. Essas regiões apresentaram índices desfavoráveis, reforçando a importância da análise contínua da qualidade da água para proteger a saúde pública.

No Litoral Sul, o trecho próximo à foz do Rio Niquim também foi considerado inadequado para banhistas, somando-se aos locais onde a balneabilidade não atende aos parâmetros estabelecidos pelo IMA.

A análise de balneabilidade realizada pelo IMA abrange setenta áreas em Alagoas, sessenta ligadas ao mar e dez às lagunas e rios. Essa avaliação é conduzida por técnicos especializados seguindo as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

De acordo com os critérios estabelecidos pelo IMA, uma praia é considerada própria para banho quando, em um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas no mesmo local, 80% ou mais delas não excedem o limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100ml de amostra de água. A Escherichia coli é uma bactéria que normalmente habita o intestino humano.


Encontrou algum erro? Entre em contato