MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
Alagoas e mais quatro estados registram aumento no número de assassinatos
Estados contrariaram a tendência nacionalNa quarta-feira, 31, o Ministério da Justiça apresentou um panorama das ações de segurança pública, acompanhado pelo presidente Lula. O ministro Flávio Dino destacou a diminuição dos principais índices criminais no país, mas ressaltou o aumento de casos específicos, incluindo Alagoas.
Conforme os dados apresentados, cinco estados contrariaram a tendência nacional ao apresentar aumento nos assassinatos, registrando um incremento de 2,2% em relação ao ano anterior.
Amapá (45,5%), Rio de Janeiro (6,1%), Pernambuco (5,3%), Alagoas (2,2%) e Maranhão (1,8%) experimentaram aumento nas mortes violentas. Sergipe liderou com a maior redução, alcançando 22,9%.
No total, o Brasil registrou 40.464 homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, em comparação a 42.190 em 2022, representando uma queda de 4%.
A redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) atingiu 4,17% em comparação a 2022, abrangendo homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e feminicídios.
Roubos de veículos, cargas e a instituições financeiras também declinaram: 9,78%, 11,06% e 40,91%, respectivamente.
Publicidade
Continua após a publicidade