MAUS TRATOS
Lixo, carrapatos, mofo... homem é preso por abandonar avó em casa insalubre
Idosa de 90 anos foi resgatada; ela disse que o neto a orientava a não abrir a porta para ninguémUm homem de 29 anos foi preso nesta terça-feira, 30, acusado de abandono de incapaz contra a avó, uma idosa de 90 anos que foi resgatada no dia 11 de março. Ele estava foragido e foi capturado no município de Dois Riachos.
A situação da idosa estava sendo observada desde o dia 10 de março, quando a do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) a visitou em uma casa em Santana do Ipanema.
Ao chegar no local, a idosa foi encontrada em situação de insalubridade, sozinha, sem acesso a comida ou água potável, estava muito magra e apresentava feridas causadas por carrapatos. Na casa tinha lixo por todos os lados, móveis rasgados e mofados e foram detectadas muitas infiltrações.
O Ministério Público Estadual (MPE/AL) realizou o o resgate da uma idosa. O promotor de Justiça, Alex Almeida, esteve no imóvel após receber a denúncia de que a idosa estava sem comida e sem condições de higiene.
Em depoimento prestado pelos vizinhos da idosa, eles afirmaram não ter conhecimento de que tinha alguém morando na casa, pois ela estava sempre trancada e sem sinal de qualquer movimentação. A idosa informou que o neto a orientava a não abrir a porta para ninguém.
O acusado, cuja identidade não foi divulgada, foi indiciado por abandono de incapaz e diversos crimes contra o Estatuto do Idoso, e foi transferido para a CISP de São José da Tapera, onde ficará à disposição da justiça.
A Delegacia Regional de Santana do Ipanema, coordenada pela delegada Daniella Andrade, instaurou um inquérito e averiguou que, mesmo recebendo dois salários mínimos como benefício do INSS, a idosa não estava recebendo os cuidados necessários por parte de seu neto, que mostrava na internet uma vida de ostentação como fotógrafo de casamentos e ensaios, conforme constatado em redes sociais.
Publicidade