CARÊNCIA PÚBLICA

Saúde Mental: Defensoria Pública cobra ampliação de leitos em Alagoas

Rede tem necessidade urgente de criar leitos de saúde mental para garantir atendimento aos pacientes
Por Assessoria 20/05/2024 - 14:00

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Defensoria Pública do Estado
Defensoria Pública do Estado

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) busca a ampliação dos leitos destinados ao atendimento de pacientes psiquiátricos nos hospitais públicos alagoanos. Na última semana, a Instituição conduziu uma reunião para discutir possíveis medidas a serem adotadas para garantir a criação desses novos espaços.

O encontro contou com a presença da Defensora Pública do Núcleo de Proteção Coletiva, Roberta Gisbert de Mendonça, e representantes da saúde mental da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL).

Durante a reunião, o grupo também discutiu a importância do investimento na formação de equipes especializadas no atendimento de emergência psiquiátrica, como as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Para a Defensora Pública, não só a regulação, mas a criação de novos leitos de saúde mental é uma necessidade urgente para garantir o atendimento adequado aos pacientes, o controle social, a eficiência e a transparência na prestação do serviço público.

"Fomos informados de que um paciente de saúde mental do Hospital Ib Gatto Falcão fugiu da unidade de saúde na última quinta-feira, dia 16 de maio. Já estamos cobrando informações e providências das autoridades. Situações como essa apenas demonstram a situação precária do atendimento a essa população e a urgência de investimento no setor. Atualmente, o Hospital Ib Gatto possui cerca de 11 leitos em saúde mental que poderiam ser instalados, mas sofrem com a falta de estrutura e recursos humanos. As clínicas terapêuticas não estão preparadas para receber os usuários para internação, e esse recurso público precisa ser, mais do que nunca, investido na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)”, destaca.

A reunião contou com os representantes da SUAP, José Leandro Ramos de Lima e Tereza Cristina Tenório; a promotora de justiça e membro do Núcleo de Defesa da Saúde Pública (MPAL), Micheline Tenório; o representante da Gerência de Assistência Hospitalar (GAH/Sesau), Luan Ferreira; o representante da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), Rodrigo Nicácio Santa Cruz (RUE/Sesau); a representante da Superintendência de Atenção Hospitalar (SUAH), Lysgreth Sándia Correa e os representantes da Secretaria Executiva de Regulação e Gestão (SERG/Sesau), Sayonara Gomes Claudino, Giovana Vieira Xavier, Saulo Emanuel, Jefferson José, João Claudino da Silva Neto.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato