ECONOMIA
Aeroporto de Maceió lidera ranking de sustentabilidade da Anac
Práticas adotadas em Maceió estão servindo de referência para os outros 16 aeroportosda AenaO Aeroporto Internacional de Maceió, administrado pela Aena, conquistou o primeiro lugar no ranking de Aeroportos Sustentáveis da Anac na Classe III, que avalia aeródromos com até cinco milhões de passageiros por ano. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (6). A informação é do portal Mercado e Eventos.
Maurício Martin de Moura, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Aena Brasil, afirmou que os investimentos realizados pela Aena e o grau de maturidade dos processos foram fundamentais para a alta pontuação em quase todos os critérios avaliados. “Esse é um resultado direto dos investimentos que a Aena vem fazendo no Brasil”, disse.
O aeroporto passou por uma renovação estrutural em julho de 2023, com espaços ampliados e modernizados, além de melhorias em eficiência energética e gestão ambiental. A energia utilizada é 100% renovável, há um sistema de drenagem aprimorado e equipamentos de climatização modernizados. A avaliação da Anac considerou 40 critérios, incluindo gestão de resíduos, emissões atmosféricas e monitoramento de ruído.
Maurício destacou que as práticas adotadas em Maceió estão servindo de referência para os outros 16 aeroportos administrados pela Aena no Brasil, incluindo a criação de um manual do Sistema de Gestão Ambiental e ações de educação ambiental para a comunidade.