economia
ANP interdita estações de petróleo e gás natural em São Miguel dos Campos
Medida foi tomada após detecção de riscos à vida humana e ao meio ambienteA Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determinou a imediata interdição das operações em duas estações de produção de petróleo e gás natural em Alagoas, as unidades Pilar e Furado, localizadas em São Miguel dos Campos. A medida foi tomada após a detecção de "desvios críticos e situações de Risco Grave Iminente (RGI) para a vida humana e para o meio ambiente".
A interrupção das atividades nessas unidades resultou na suspensão da produção de petróleo e gás natural, que abastece o mercado local. A fiscalização, realizada entre 10 e 14 de junho, abrangeu também outras estações em diferentes estados. Foi estabelecido um prazo inicial de 90 dias para a regularização das falhas encontradas, podendo ser prorrogado por quase um ano.
Em resposta à imprensa, a empresa Origem Energia, responsável pela gestão das unidades, afirmou em nota que o abastecimento de gás em Alagoas não foi afetado pela paralisação. A companhia garantiu que está trabalhando para atender às exigências da ANP.
Os principais problemas detectados durante a fiscalização incluíram falhas em procedimentos de emergência, observadas em simulações de acidentes. Um dos problemas críticos é a falta de mecanismos adequados para o esfriamento dos tanques, elevando o risco de incêndios e explosões.
Adicionalmente, foram identificadas falhas em válvulas de controle de pressão, que podem ter "consequências catastróficas para pessoas e meio ambiente". Também foi constatada a ausência de alarmes sonoros para emergências. A estação de Furado já havia sido palco de um grave acidente em 2008, quando uma explosão resultou na morte de quatro trabalhadores durante uma operação de rotina para prevenir corrosão em uma tubulação.
Nota - Origem Energia
No período de 10 a 14 de junho de 2024, a Origem Energia Alagoas passou por ação de fiscalização realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nas instalações do Polo Alagoas para a verificação da conformidade do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional.
A Origem Energia Alagoas foi a primeira empresa do onshore a passar por esta fiscalização, com base na Nota Técnica emitida pela Superintendência de Segurança Operacional (SSO) em 01 de novembro de 2023.
Ao final da fiscalização, em 14 de junho de 2024, a Origem Energia Alagoas recebeu alguns apontamentos para adaptações em certos programas de segurança operacional. A Companhia informa que está assegurado o abastecimento de gás do Estado de Alagoas e que vem trabalhando de maneira diligente para o envio da documentação e evidências de procedimentos solicitados.
No momento, estamos focados no cumprimento de todas as exigências documentais para o pronto restabelecimento da totalidade das operações no Polo Alagoas. A Companhia reforça que sempre operou com base na excelência de padrões de segurança e meio ambiente, e seguirá as orientações da ANP.