PARLAMENTARES DO G20

Zambelli pede desculpa após chamar Benedita de "Chica da Silva" em Maceió

Declaração ocorreu durante críticas sobre sua participação na Reunião de Mulheres Parlamentares
Por Bruno Fernandes 03/07/2024 - 11:32

ACESSIBILIDADE

Lula Marques/ Agência Brasil
Deputada Carla Zambelli durante coletiva na Câmara dos Deputados
Deputada Carla Zambelli durante coletiva na Câmara dos Deputados

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira, 3, para emitir um pedido de desculpas à colega de parlamento, deputada Benedita da Silva (PT-RJ). O gesto veio após Zambelli referir-se a Benedita como "Chica da Silva" durante uma transmissão ao vivo.

A declaração ocorreu durante críticas de Zambelli sobre sua participação limitada na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, realizada em Maceió, organizada pela Câmara dos Deputados.

Deputada Benedita, conforme já conversamos e eu me desculpei pela confusão no nome, a senhora sabe que isso não foi minha intenção ofendê-la. Pelo contrário, reconheço a trajetória de coragem e determinação de Chica da Silva. Um abraço

Um vídeo com a fala de Zambelli circulou amplamente nas redes sociais, gerando repercussão. Na gravação, a deputada lamenta a falta de voz durante o evento, sugerindo que a organização tenha sido conduzida pela Secretaria da Mulher, que, segundo ela, seria representada por "Chica da Silva".

Benedita da Silva é coordenadora-geral da bancada feminina da Câmara e foi escolhida para discursar na abertura do evento. Ao Estadão, ela disse não estar ciente da fala de Zambelli, mas republicou em suas redes sociais um posicionamento do PT do Rio de Janeiro sobre a declaração.

"Nossa solidariedade e apoio a nossa grande referência e exemplo de luta Benedita da Silva, que foi chamada de Chica da Silva pela deputada bolsonarista Carla Zambelli. Benedita tem uma trajetória política exemplar, principalmente na luta do povo preto. Racistas não passarão", diz o texto.


Encontrou algum erro? Entre em contato