senado
CPMI do INSS começa investigações com Calheiros e Gaspar entre os membros
Parlamentares de Alagoas estarão em lados opostos nos debates
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar o chamado “Escândalo do INSS” — esquema de descontos indevidos que teria causado prejuízos bilionários a aposentados e pensionistas em todo o país — realiza nesta quarta-feira, 20, sua primeira reunião.
O encontro está marcado para as 11h, com a participação de 30 membros titulares, sendo 15 senadores e 15 deputados federais, além de 30 suplentes. Entre os integrantes estão dois parlamentares de Alagoas: o senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil).
Os dois já foram aliados políticos, quando Alfredo comandou a Secretaria de Segurança durante a gestão de Renan Filho (MDB) no governo do Estado. Na disputa pela Prefeitura de Maceió em 2020, também contou com o apoio do grupo Calheiros, mas desde então se posiciona na oposição, tanto ao governo estadual quanto ao federal.
Hoje, Gaspar faz contraponto direto ao MDB e ao presidente Lula (PT), enquanto Renan e seu grupo seguem alinhados ao governador Paulo Dantas (MDB) e ao Palácio do Planalto.