Clima e Tempo

Inmet divulga previsão do tempo para todo o país em setembro

Alagoas terá temperaturas amenas, variando entre 20ºC e 22ºC
Por Agências 31/08/2024 - 09:59

ACESSIBILIDADE

Clima ao Vivo
Maceió com céu carregado de nuvens
Maceió com céu carregado de nuvens

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para o mês de setembro em todo o país. A estimativa indica chuvas acima da média no norte da Região Norte, no sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, bem como em grande parte da Região Sul. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste do Paraná, são previstas chuvas próximas ou abaixo da média climatológica.

A redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano deve-se à persistência de massas de ar seco, segundo o órgão. Isso ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar, o que, por sua vez, favorece o aumento das queimadas e de doenças respiratórias. A previsão de pouca chuva em grande parte do Brasil aponta para uma redução dos níveis de umidade no solo, especialmente no Matopiba (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Temperaturas

Quanto às temperaturas, a previsão indica que elas deverão ficar acima da média em grande parte do país. Isso se deve à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrência de dias de calor intenso, especialmente em áreas do Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 30ºC.

Em algumas localidades da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, as temperaturas médias devem permanecer na faixa normal, variando entre 20ºC e 22ºC, assim como no norte de Minas Gerais. Na Região Sul, são previstos valores acima da média nos três estados, mas no sul do Rio Grande do Sul e no oeste paranaense, as temperaturas devem permanecer próximas à média.

Em áreas de maior altitude nas regiões Sul e Sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 12ºC. Além disso, não se descarta a ocorrência de geadas em algumas localidades dessas regiões, devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar um acentuado declínio de temperatura.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato