SAÚDE

Alagoas registra mais de 14 mil casos de dengue e 18 óbitos

Maceió conta com 7 óbitos
Por Assessoria 26/09/2024 - 16:10

ACESSIBILIDADE

Paulo H. Carvalho/ Agencia brasil
Criança recebendo imunização contra dengue
Criança recebendo imunização contra dengue

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) nesta quinta-feira, 26, revelam que, em Alagoas, foram confirmados 14.344 casos de dengue até a semana epidemiológica 37. No mesmo período do ano passado foram notificados 3.813 casos confirmados da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, representando um aumento de 276.18% no número de casos.

Ainda conforme a secretaria, até agora são 18 óbitos confirmados por dengue nos municípios de Atalaia (1), Viçosa (1), Porto de Pedras (1), Rio Largo (1), Maceió (7), União dos Palmares (1), Murici (1), Craíbas (1), Teotônio Vilela (1), Arapiraca (1), Belo Monte (1) e Boca da Mata (1). Já no mesmo período de 2023 foram confirmados três óbitos, nos municípios de Rio Largo (1), Campo Alegre (1) e Craíbas (1).

Diante do aumento de casos da doença, a Sesau reforça, junto aos pais e responsáveis, a necessidade de imunização contra a dengue de crianças e adolescentes. A campanha de vacinação contra a arbovirose em Alagoas é exclusiva para 110.577 menores de idade na faixa etária de 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias, residentes nos municípios da I e a VII Regiões de Saúde de Alagoas.

Em Alagoas, integram a I Região de Saúde as cidades de Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Flexeiras, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.

Já os municípios que compõem a VII Região de Saúde são Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu.

Esquema Vacinal

A imunização contra a dengue é realizada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Para realizar a vacinação, os pais ou responsáveis devem comparecer aos postos fixos das cidades onde residem portando documento de identificação da criança e a caderneta de vacinação.

Até agora em Alagoas, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, aponta que 23,8% do público-alvo receberam a primeira dose da vacina contra a dengue, o que corresponde a 26.313 doses aplicadas. Em relação à segunda dose, 814 pessoas procuraram os postos de vacinação até agora para se imunizar.

A meta de vacinação do Ministério da Saúde é de 90% da população-alvo. Por isso é imprescindível que os pais levem os filhos para a vacinação que é considerada completa após a segunda dose recebida com um intervalo de 90 dias após a primeira.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato