ELEIÇÕES
Lira adia definição sobre sessões deliberativas até o segundo turno
Presidente da Câmara ainda não decidiu se retomará análises de projetosO presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não agendou a sessão deliberativa prevista para esta quarta-feira e ainda não decidiu se realizará sessões para votação de projetos até o fim do segundo turno das eleições municipais, que ocorrerá em duas semanas. Durante o primeiro turno, encerrado no domingo, 6, Câmara e Senado adotaram dias de "esforço concentrado" para permitir que os parlamentares se dedicassem às campanhas eleitorais em suas bases. As informações são do site Valor Econômico.
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que conversou com Lira na noite de terça-feira, 8, mas ainda não foi informado sobre a realização de sessões na próxima semana. “Ele disse que ainda vai decidir”, declarou Guimarães.
O governo tem interesse em votar projetos como a renegociação da dívida dos Estados, a segunda fase da reforma tributária e propostas legislativas que substituem medidas provisórias prestes a perder a validade, como a recontratação de brigadistas sem o intervalo de dois anos e o uso de tripulação estrangeira em aeronaves para o combate a emergências ambientais.
Na terça-feira, logo após o primeiro turno das eleições, os parlamentares realizaram uma sessão com votação de projetos de consenso, que incluiu dois requerimentos de urgência, um tratado internacional e a criação de um cadastro nacional de pessoas condenadas em primeira instância por crimes como estupro ou exploração sexual.
Arthur Lira não esteve presente na Câmara na terça-feira, e a sessão foi presidida pelo segundo-vice-presidente, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).