REDES SOCIAIS
Dono da Havan expõe suspeitos de furto em loja de Maceió em vídeo
Rede de lojas viralizou no TikTok por passar a publicar vídeos expondo suspeitosLuciano Hang, proprietário da Havan, publicou neste domingo, 13, um vídeo nas redes sociais que mostra suspeitos de furto em suas lojas, incluindo uma ocorrência em Maceió.
No vídeo, um homem aparece colocando produtos de um carrinho em uma sacola e saindo da loja, ação capturada pelas câmeras de segurança.
O vídeo, que narra e legendas descrevem os suspeitos como "amostradinhos", afirma que "quem tentar roubar na Havan será pego e ficará famoso". Hang também destaca o uso de inteligência artificial para monitorar as 180 lojas da rede.
Fora do Brasil, outras empresas adotaram a mesma metodologia. A loja de cosméticos Lis Cosmetics, dos Estados Unidos, passou a compartilhar vídeos de flagras de supostos furtos no TikTok como medida para coibir a prática. A proprietária afirmou que a exposição surtiu efeito e que os roubos diminuíram.
A loja colocou uma placa na entrada alertando possíveis ladrões de que eles estariam sendo gravados, e que as imagens seriam divulgadas na internet.
"Não vamos chamar a polícia por causa de uma caixa de cílios de US$ 15, mas, ao mesmo tempo, temos que nos proteger e encontrar maneiras de melhorar para que o roubo não se torne um problema maior", afirmou Edwin Ramirez, filho da proprietária, ao canal norte-americano NBC.