INICIATIVA
Reunião no MPF define ações para recuperação de áreas degradadas em Alagoas
Encontro realizado na sede do MPF em Alagoas discutiu avanços e estabeleceu metasEm reunião realizada na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, no dia 10 de outubro de 2024, representantes de diversos órgãos e municípios deliberaram sobre ações para o avanço do Projeto Pró-Manguezais. A iniciativa, idealizada pelo MPF e pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), tem como objetivo incentivar a proteção e a preservação dos mangues em Alagoas.
Lançado em novembro de 2022, o projeto contou com uma fase inicial, na qual foram realizados levantamentos sobre as áreas de mangue nos municípios de Roteiro, Barra de São Miguel e Marechal Deodoro. Neste encontro de outubro, coordenado pela procuradora da República Juliana Câmara, o foco foi a atualização do Plano de Trabalho, abordando questões como o mapeamento dos manguezais, das áreas degradadas e a concepção e orçamento de um viveiro de mudas a ser implantado pelo projeto.
Os órgãos técnicos informaram que uma nova incursão de campo será realizada na segunda quinzena de outubro, visando à conclusão do mapeamento que permitirá o processamento de arquivos matriciais relacionados às áreas remanescentes e degradadas de manguezais, com término previsto para meados de dezembro de 2024. A consolidação dos mapas facilitará a visualização e análise das áreas afetadas, permitindo que os gestores ambientais implementem ações mais eficazes de recuperação e preservação.