PEDIATRIA
AL terá mutirão de cirurgias para reduzir fila de espera com 2 mil crianças
Iniciativa é adotada após interferência da Defensoria Pública; consultas começam neste sábadoA Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia um mutirão para atender mais de duas mil crianças que aguardam consultas com cirurgiões pediátricos em Alagoas. O mutirão começa neste sábado, 19, no Hospital da Criança localizado no bairro do Jacintinho, em Maceió.
Os últimos detalhes da iniciativa foram discutidos durante reunião ocorrida na semana passada, entre o Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública do Estado e representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). A situação é acompanhada pelo defensor público do Núcleo de Proteção Coletiva, Lucas Monteiro Valença.
Inicialmente, conforme as tratativas estabelecidas entre a Defensoria Pública e os entes públicos, a Sesau será responsável pelo mutirão de consultas com cirurgiões pediátricos para avaliar caso a caso e definir a necessidade de cirurgia. Aproximadamente 250 crianças devem, mensalmente, passar por consultas e terem os devidos encaminhamentos médicos. Os procedimentos cirúrgicos, por sua vez, serão conduzidos tanto pela Sesau quanto pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió.
“A Defensoria Pública seguirá acompanhando de perto todo o processo a fim de garantir que todas essas crianças, que hoje aguardam na fila, possam ter seu direito à saúde respeitado”, pontuou Valença.