sucessão

Lira deve anunciar apoio a Motta e decisão sobre projeto de anistia

Lira indicou que não deixará a questão da anistia para ser resolvida pelo seu sucessor
Por Redação 28/10/2024 - 14:49

ACESSIBILIDADE

Lula Marques/ Agência Brasil
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Passadas as eleições municipais, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou a aliados que anunciará entre a tarde desta segunda-feira, 28, e a manhã de terça-feira, 29, o apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para sua sucessão na presidência da Casa. No mesmo ato, Lira pretende também divulgar sua decisão sobre o projeto de anistia aos envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023, quando houve invasão e depredação das sedes dos três Poderes da República em protesto contra a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são do site valor econômico. 

Lira indicou que não deixará a questão da anistia para ser resolvida pelo seu sucessor e afirmou que anunciará um desfecho que considera um "meio termo". Segundo ele, a medida busca evitar tanto a impunidade quanto a punição prolongada para aqueles que considera não diretamente responsáveis pelos atos. A proposta de anistia se tornou um ponto de impasse na sucessão da Câmara, pois o PL condiciona o apoio ao novo presidente à aprovação do projeto, que inclui a anistia política ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), habilitando-o para futuras disputas eleitorais.

Por outro lado, o PT e outros partidos se manifestaram contrários à anistia, afastando-se de candidatos que a apoiam. Esse posicionamento levou os líderes do PSD, Antônio Brito (BA), e do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), também pré-candidatos à presidência da Câmara, a atuarem contra a votação do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a matéria deve ser votada na terça-feira.

A decisão de Lira de apoiar Motta é discutida há mais de um mês, embora o presidente da Câmara tenha optado por manter silêncio até agora. O anúncio, que deve ocorrer em pronunciamento na Câmara, será feito no momento que a equipe de Lira considerar de maior impacto.

A eleição para a presidência da Câmara está marcada para 1º de fevereiro. Após o anúncio de Lira, o grupo de Motta planeja buscar apoio formal de partidos ainda esta semana, em uma estratégia para fortalecer sua candidatura. Até o momento, a expectativa é de que Motta obtenha o apoio do PP, Republicanos, PL, Podemos e MDB.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato