MEIO AMBIENTE

IMA registra 475 focos de queimadas em Alagoas no período de sete dias

Pelo menos 71 queimadas afetaram unidades de conservação no estado
Por Tamara Albuquerque 08/11/2024 - 10:35

ACESSIBILIDADE

CBM/AL
IMA em Alagoas faz o monitoramento dos foco de queimada em vegetação
IMA em Alagoas faz o monitoramento dos foco de queimada em vegetação

No período de uma semana o meio ambiente em Alagoas foi agredido por 475 focos de queimadas, dentre esses 71 afetaram unidades de conservação. Os dados são do mais recente relatório de monitoramento (de 27 de outubro a 2 de novembro) do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

Foram atingidas por queimadas cinco Áreas de Proteção Ambiental (APA) no estado: APA do Pratagy, com 43 focos, APA da Marituba (10 focos), APA de Murici (8 focos), APA de Santa Rita (3 focos), APA da Caiçara (2 focos). Além disso, queimadas também destruíram partes de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que são áreas privadas que contribuem para a conservação do meio ambiente, pois são criadas por iniciativa dos proprietários de terra, que assumem o compromisso de preservar a natureza.

O relatório revela que o fogo também fez estragos em 59 áreas de vegetação como caatinga, formações pioneiras e floresta ombrófila. O município com maior número de focos de queimadas no período foi Coruripe, com registro de 61 ocorrências. O relatório mostra as áreas em tabelas, mapas e gráficos. Veja abaixo o ranking dos municípios com queimadas:

1- Coruripe: 61
2- Junqueiro: 29
3- Penedo: 29
4- São Luís do Quitunde: 26
5- Maceió: 24

Entre os municípios com menor quantidade de focos de queimadas estão:
1- Barra de Santo Antônio: 1
2- Colônia Leopoldina: 1
3- Coqueiro Seco: 1
4- Delmiro Gouveia: 1
5- Estrela de Alagoas: 1


Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato