Alagoas
Sebrae lança novo edital para agentes de empreendedorismo de periferia
Programa Acelera Perifa no seu segundo ano vai fortalecer ainda mais os negócios locaisO programa que ajuda a desenvolver e a democratizar o empreendedorismo nas comunidades periféricas de Maceió, o Acelera Perifa 2024, está com novo edital aberto para selecionar agentes locais de empreendedorismo. As inscrições seguem até o dia 11 de dezembro e são realizadas através do preenchimento do formulário e envio de documentos via link disponibilizado no edital. Para acessar, clique aqui.
O processo visa formar os jovens ou estudantes de 18 a 29 anos que fazem graduação, selecionados como Agentes de Empreendedorismo de Periferia, que atuarão diretamente com pequenos negócios locais, contribuindo para o desenvolvimento e o fortalecimento de micro e pequenas empresas na região.
Os agentes selecionados farão o atendimento de Microempreendedores Individuais (MEI) ou Microempresas (ME) com atuação nas periferias de Maceió, por meio da aplicação de uma ferramenta de diagnóstico, disponibilizada pelo Sebrae Alagoas.
O objetivo é identificar as necessidades de melhoria na gestão, sensibilizando para a implementação de ferramentas básicas, realizando orientações para apoio à gestão e inserindo o empreendedor em uma jornada de relacionamento com abordagem híbrida (presencial e/ou on-line).
-
EDUCAÇÃO
Alunas de Marechal ficam em 1º lugar no NE no Desafio Liga Jovem do Sebrae
-
LUTO
Morre aos 81 anos José Correia Torres, ex-diretor do Sebrae AL e procurador
-
negócios
Sebrae oferece consultoria gratuita para empreendedores no shopping Farol
-
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Sebrae Alagoas anuncia programação do Startup Day de 2024
Os agentes acompanharão até 20 empreendedores locais, aplicando diagnósticos empresariais, elaborando relatórios e desenvolvendo planos de ação personalizados. Além disso, deverão participar de reuniões de acompanhamento, registrar dados nas plataformas do Sebrae e Rede+, além de auxiliar no cumprimento das metas do projeto.
Os selecionados receberão R$ 1.500 mensais, por um período inicial de cinco meses. O contrato poderá ser renovado por mais seis meses. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas (MEI e Microempresas) domiciliadas ou atuantes nas periferias de Maceió. No caso de pessoas físicas, será necessário formalizar o registro como MEI em até três dias úteis, após a seleção.
O processo seletivo contará com etapas de análise curricular, entrevista, avaliação de habilidades e perfil, abertura de MEI (quando aplicável), capacitação e, por fim, contratação. Após a seleção realizada, acontecerá uma capacitação entre os dias 20 a 24 de janeiro de 2025 no Sebraelab, em Maceió, com 40 horas de formação obrigatória para todos os agentes selecionados.
Acelera Perifa
O Acelera Perifa nasceu com a meta de estimular o fortalecimento das empresas instaladas nos bairros periféricos da capital. Na última edição, encerrada em junho, o programa impactou mais de 300 pessoas e ofereceu mais de 850 horas de orientação. Focado em comunidades de baixa renda em Maceió, capacitou até 150 empreendedores, a maioria entre 41 e 60 anos, atingindo um público predominantemente feminino.
Eles foram orientados por agentes locais de empreendedorismo, que visitavam frequentemente os empresários para acompanhar e guiar para melhorias da gestão dos negócios e torná-los mais competitivos no mercado. Os agentes buscaram dados e informações que subsidiaram o acompanhamento desses empreendedores e, havendo necessidade, encaminhavam para consultorias específicas na sede do Sebrae.