MEIO AMBIENTE
Boletim aponta 29 trechos de praias de Alagoas impróprios para banho
Coletas foram feitas no dia 22 de julho, entre Pontal do Peba e Maragogi
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) divulgou na sexta-feira, 25, que 29 trechos de praias estão impróprios para banho nesta semana. As coletas foram feitas no dia 22 de julho, entre Pontal do Peba, no litoral sul, e Maragogi, no litoral norte.
Maioria em Maceió
Maceió concentra 14 pontos inadequados e apenas seis próprios para banho, o que representa cerca de 70% de áreas impróprias analisadas. O IMA orienta evitar locais com floração de algas, especialmente entre as praias da Avenida e o Sobral.
Situação no litoral sul
Quatro pontos estão impróprios no litoral sul: Prainha do Rio São Francisco, Praia de Atalaia, Praia da Barra de São Miguel e Rio Niquim, próximo à foz. As coletas foram realizadas pelo IMA no dia 22 de julho.
Problemas no litoral norte
No litoral norte, há 11 trechos impróprios, incluindo pontos nas praias de Paripueira, Barra de Camaragibe, Japaratinga, Maragogi, Barra Grande, Burgalhau, Ponta de Mangue e Peroba. Os dados constam no boletim semanal do IMA.
A Resolução CONAMA Nº 274/2000 define que uma praia é própria quando, em 80% ou mais das amostras das últimas cinco semanas, os níveis de E. coli não ultrapassam 800 NMP por 100 mL. Se não atender ao critério ou houver valor acima de 2.000 NMP, é classificada como imprópria.
O IMA faz monitoramento semanal em pontos fixos do litoral. O instituto recomenda à população que consulte os boletins antes de ir às praias para garantir segurança no banho.