CIÊNCIA
Astrônoma alagoana de 12 anos tem asteroide batizado com seu nome
Nicole Oliveira Semião é reconhecida internacionalmente e inspira jovens cientistas
A astrônoma amadora alagoana Nicole Oliveira Semião, conhecida como Nicolinha, recebeu uma homenagem inédita aos 12 anos: o asteroide 292352 (2006 SU218), localizado entre Marte e Júpiter, foi batizado com seu nome. O objeto espacial foi descoberto em 2006 pelo diretor do Instituto de Pesquisa Astronômica, Robert Holmes Jr, que decidiu prestar a homenagem.
Nicole se tornou reconhecida internacionalmente como a astrônoma e caçadora de asteroides mais jovem do mundo quando tinha apenas oito anos, segundo revistas especializadas. Além disso, é uma das 100 crianças prodígios de 2025, seleção do Global Child Prodigy Awards, repetindo a conquista que teve em 2022.
A adolescente também atua como divulgadora científica, ensinando crianças e adolescentes sobre astronomia e as dimensões do espaço. Nas redes sociais, acumula milhares de seguidores interessados em seu trabalho de divulgação.
Segundo os pais, a paixão de Nicole pelo espaço começou ainda na infância. Aos dois anos, ela corria para observar a lua sempre que faltava energia, e aos quatro pediu para trocar a festa de aniversário por um telescópio. A família se mobilizou para adquirir o equipamento, realizando rifas e vaquinhas, apoiando o sonho da filha e reconhecendo seus feitos pioneiros na ciência infantil, mesmo sendo menina.
Aos seis anos, Nicolinha concluiu o curso de Iniciação à Astronomia no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), dando início a uma trajetória de dedicação e destaque no estudo do espaço.