Agência Brasil
É necessário criar uma reserva mensal para que se tenha um maior controle das receitas e despesas
Planejar as finanças é extremamente importante, especialmente em um contexto de pandemia. A informação é do professor e coordenador pedagógico do curso de Administração do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Joebson Oliveira. “O planejamento é importante em todas as fases e situações da nossa vida, mas, em tempos de crise, planejar as finanças é vital”, disse.
O planejamento financeiro envolve uma série de fatores, dentre os quais, disciplina, organização e autocontrole. Para o professor, “ter o velho e tradicional bom senso é fundamental neste sentido, sendo o primeiro e importante passo para se reorganizar financeiramente”.
Outro ponto importante é destacar prioridades, ou seja, o que realmente não pode faltar, quais contas precisam ser honradas e quais gastos são supérfluos e precisam ser cortados. Além de elencar todas as despesas fixas, como energia, aluguel, internet, alimentação, entre outras. “É necessário não deixar o planejamento guardado na mente, pois ele precisa ser visto e colocado em prática”, destacou Oliveira.
Fixar um orçamento mensal e buscar atendê-lo é outro ponto importante. “A crise desencadeada pela pandemia colocou a todos em uma difícil situação. O que precisamos buscar são meios de agir com clareza e objetividade em meio às dificuldades. Além disso, é fundamental buscar criar uma reserva para ser usada em momentos de crise financeira”, ressaltou o coordenador.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.