ECONOMIA
Terceiro lote de restituição vai contemplar pessoas sem prioridade
Consulta ao lote vai ser liberada no dia 24 de julho
A Receita Federal vai liberar a restituição do Imposto de Renda para pessoas que não fazem parte da lista de prioridade. O dinheiro vai ser liberado no terceiro lote, que poderá ser consultado no próximo dia 24 de julho.
A Receita deve fechar o lote entre os dias 10 e 12 de julho. "As informações e consulta ao terceiro lote de restituição de 2023 serão liberadas a partir do dia 24", afirmou o auditor fiscal José Carlos Fonseca, da Receita Federal. O pagamento vai ocorrer em 31 de julho.
O terceiro lote seguirá essa ordem:
- Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que estavam na malha fina e resolveram as pendências
- Quem usou a declaração pré-preenchida ou solicitou restituição por Pix, duas situações que também dão prioridade
- Contribuintes sem prioridade. Quanto antes a declaração foi enviada, maior a chance de entrar neste lote, desde que não haja pendências
O primeiro lote foi pago em 31 de maio para 4,1 milhões de pessoas com um total de R$ 7,5 bilhões. A segunda remessa teve o crédito depositado na última sexta-feira (30) para 5,1 milhões, e também somou R$ 7,5 bilhões.
Nos dois lotes, 5.573.868 pessoas com prioridade legal foram incluídas. São idosos com 80 anos ou mais, seguidos pelos idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave, e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.