PROXIMIDADE COM O CENTRÃO
Lula oficializa indicado por Arthur Lira na presidência da Caixa
Rita Serrano foi demitida na semana passada após reunião rápida com o presidente
Carlos Antônio Vieira Fernandes — indicado por Arthur Lira — foi oficializado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou para a presidência da Caixa nesta sexta-feira, 3. Ele assume o comando do banco no lugar de Rita Serrano, demitida como parte das negociações para o Executivo se aproximar do Centrão.
Servidor de carreira da Caixa, o novo presidente do banco começou a pavimentar sua ascensão no banco há dez anos, no governo Dilma Rousseff.
A partir de 2013, ocupou postos-chave em ministérios de orçamento robusto, o que o aproximou do trâmite de liberação de emendas parlamentares e estreitou sua relação com o Congresso.relacionadas_esquerda
O banco desperta a cobiça de políticos por operar programas que garantem visibilidade e entregas na ponta da sociedade, como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, ambos de forte apelo eleitoral, além de fornecer crédito a projetos de infraestrutura de estados e municípios.
Cinco dias após emplacar seu nome na Caixa, Lira comentou sobre o fato, e teceu elogios ao governo Lula, na última segunda-feira, durante cerimônia de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Maceió, capital de Alagoas:
"A Câmara nunca faltou ao Brasil e ao governo federal, especialmente nesses assuntos de geração de emprego, renda, melhoria do ambiente de negócio, crescimento da nossa economia, facilitação da diminuição das desigualdades regionais, sejam econômicas, sejam estruturantes", enumerou.
Lira participou ativamente das negociações para a troca na presidência da Caixa. Horas após o anúncio da saída, ele avisou que a Câmara votaria o projeto que taxa offshores e fundos exclusivos.
Publicidade
Continua após a publicidade