eleições
Conta do Instagram de Rafael Brito continua bloqueada por ordem judicial
TRE suspendeu programas eleitorais e impôs multa após infraçõesA conta de Instagram do candidato a prefeito de Maceió Rafael Brito (MDB) permanece bloqueada após decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). A medida foi tomada em razão do descumprimento de uma ordem judicial, e a suspensão da conta está prevista para durar até o dia 6 de outubro de 2024, às 23h.
O bloqueio foi determinado pelo desembargador eleitoral Guilherme Masaiti Hirata Yendo, que também ordenou a suspensão dos programas eleitorais do candidato após Brito desrespeitar a decisão judicial em duas ocasiões.
No dia 28 de setembro, o candidato publicou conteúdo não autorizado no Instagram e exibiu propaganda eleitoral indevida na televisão, o que resultou em uma multa de R$ 100 mil – valor dobrado devido à gravidade e reincidência dos atos.
A empresa Meta, proprietária do Instagram, foi notificada e desativou a conta de Brito no dia 29 de setembro. Na decisão, o desembargador Yendo destacou a "reiteração de má conduta" e a necessidade de medidas mais severas para garantir o cumprimento da ordem judicial.