ELEIÇÕES 2022
Vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de seis pontos, diz PoderData
Diferença é a menor registrada entre Lula e Bolsonaro desde abril
Pesquisa do PoderData, divulgada nesta quarta-feira, 20, mostrou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais. O presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição pelo PL, estava com 37%.
No primeiro turno, Bolsonaro variou um ponto percentual para cima em relação ao levantamento divulgado em 6 de julho, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais. Lula oscilou um ponto percentual para baixo. A diferença entre é de seis pontos percentuais.
No cenário mais provável de 2º turno na sucessão presidencial. Hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% das intenções de voto em um conflito direto contra Jair Bolsonaro (PL). O atual presidente da República marca 38%, uma desvantagem de 13 pontos.
Essa diferença de 6 pontos apresentada no 1º turno é a menor registrada entre Lula e Bolsonaro desde abril de 2022, quando começaram a ser sentidos de maneira mais vigorosa os efeitos da alta da taxa de inflação e dos preços dos combustíveis. Os demais pré-candidatos estão abaixo dos dois dígitos.
A pesquisa PoderData foi realizada com recursos próprios da empresa do grupo Poder360 Jornalismo, de 17 a 19 de julho, com 3 mil entrevistados por telefone. O levantamento foi feito em 309 municípios das 27 unidades da federação e custou R$ 103.715,00. O intervalo de confiança é de 95%, segundo o instituto, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-07122/2022.
Publicidade