Reprodução
Causa da morte do dublador não foi divulgada
O ator e dublador Leonardo José morreu aos 78 anos nesta quinta-feira (18). Ele era conhecido por ter emprestado sua voz para vilões da Disney como Frollo, de O Corcunda de Notre Dame (1996), Shan Yo, de Mulan (1998), e Kron, de Dinossauro (2000), além do gorila Kerchak, de Tarzan (1999). A causa da morte ainda não foi divulgada.
Na última semana, familiares, fãs e amigos vinham fazendo uma campanha para arrecadar fundos para ajudar no tratamento de Leonardo José. O ator vinha passando por "tratamentos médicos sérios", segundo amigos.
Em plena atividade, ele dublou recentemente o grande inimigo dos Vingadores, Thanos, antagonista de Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019), esse último sendo o filme mais lucrativo da história do cinema. Ele também dublou o ator Patrick Stewart, o Professor Xavier, da franquia X-Men, no filme Logan (2017).
Colegas dubladores lamentaram nas redes sociais. "Um grande ator dublador! Que Deus console a família e os fans", escreveu Marco Ribeiro, que dá voz ao cowboy Woody e a Homem de Ferro. Charles Emmanuel, que dubla Ben 10 e Rony de Harry Potter, e Rodrigo Miallaret, o Sultão de Aladdin e Scar de Rei Leão (2019), também se manifestaram.
Este ano houveram outras perdas na dublagem brasileira. Em abril, morreram Iara Riça, conhecida por ser a voz da Arlequina, além de estar em As Meninas Super-Poderosas, A Princesa e o Sapo e X-Men Evolution, vítima da covid-19. Em maio, morreu Ana Lúcia Menezes, que colocou sua voz em obras como Rebelde, Teletubies, Pepa Pig e no filme Mamma Mia!. Em julho, o lendário Orlando Drummond morreu aos 102 anos - ele era a voz do Scooby Doo e do Vingador, de A Caverna do Dragão. Em agosto, morreram Júlio Chaves, voz de personagens como o peixe Marlin, de Procurando Nemo, vítima da covid-19, e Christiane Louise, voz da Margarida.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.