POLÍTICA INTERNACIONAL
Vladimir Putin fala com imprensa sobre resultados da Cúpula do BRICS
Países do BRICS se comprometeram a construir uma ordem mundial mais democráticaMais de 300 jornalistas se reuniram nesta quinta-feira, 24, em Kazan, para uma coletiva com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre os resultados da Cúpula do BRICS, realizada na cidade russa entre a última terça-feira, 22, e hoje.
A Rússia fez todo o possível para que os novos membros do BRICS se juntassem organicamente "à família" e isso deu certo, disse Putin.
O presidente russo declarou que todas as sessões e eventos da 16ª Cúpula do BRICS em Kazan foram realizadas de maneira aberta e profissional, em uma atmosfera de compreensão mútua.
Os países do BRICS se comprometeram a construir uma ordem mundial mais democrática e multipolar e fortalecer a parceria no setor financeiro, segundo ele.
"A cúpula aprovou a Declaração de Kazan do BRICS, que resumiu as discussões que ocorreram. Em nossa opinião, é um documento abrangente e conceitual com uma agenda positiva com vistas ao futuro. É importante que ele reafirme o compromisso de todos os nossos Estados com a construção de uma ordem mundial mais democrática, inclusiva e multipolar baseada no direito internacional e na Carta da ONU", ressaltou.
'Que o Brasil seja o presidente'
Em particular, a Rússia propôs estender a presidência do Brasil no Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, chefiado por Dilma Rousseff.
"A Rússia propôs estender a presidência brasileira desse banco e a da presidente do banco, sra. Rousseff, tendo em mente que este ano o Brasil está presidindo o Grupo dos 20, no próximo ano vai assumir de nós o bastão e liderar o BRICS", disse Putin.
Quando perguntado sobre o desenvolvimento de uma nova arquitetura de pagamentos, Putin afirmou que o foco atual do BRICS é fortalecer a transação nas moedas nacionais de cada país e que não está nos planos a criação de uma moeda comum.
Tampouco está sendo pensada uma alternativa própria para o SWIFT, mas sim está sendo estimulado o usos de sistemas próprios, como o Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras (SPFS, na sigla em russo).
Segundo o presidente russo, está sendo pensada a criação de uma estrutura organizacional mais sólida para diálogos do BRICS. Acima disso, disse Putin, cada país do BRICS é autossuficiente e sinceramente deseja fortalecer seus laços com o grupo.