ACUMULADORA
Entulhos, ratos e escorpiões: veja como vivia acumuladora em Maceió
Imóvel no bairro Santo Amaro foi alvo de operação da Vigilância Sanitária
Após denúncias de moradores do bairro Santo Amaro, em Maceió, uma equipe da Vigilância Sanitária (Visa) encontrou nesta terça-feira, 1º de julho, uma residência que abrigava toneladas de entulhos acumulados ao longo de 25 anos. A situação favoreceu a proliferação de escorpiões, ratos e baratas.
A dona da casa, que é a proprietária do imóvel, vivia cercada por materiais inutilizáveis como ventiladores quebrados, roupas, cadeiras velhas, bolsas, utensílios domésticos e caixas de papelão. Todos esses objetos estavam empilhados em colunas que iam do chão ao teto, dentro do imóvel.
De acordo com o chefe especial da Visa Maceió, Airton Santos, a moradora já havia sido notificada para realizar a limpeza do local, mas não cumpriu o prazo estipulado. A operação contou com o apoio de familiares da mulher e da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).
“Mesmo com o conhecimento e suporte de pessoas da família, a moradora não cumpriu o prazo estabelecido anteriormente para a limpeza do local. Então, com o apoio da Alurb, removemos os resíduos acumulados, que estavam provocando aparecimento generalizado de roedores, escorpiões, baratas e forte odor, um risco à saúde da moradora e da população próxima”, afirmou Airton.
A ação buscou eliminar os focos de proliferação de pragas e minimizar os riscos à saúde pública no entorno da residência.